segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Currais Eleitorais, Emendas Parlamentares.

O critério para a liberação das emendas parlamentares é político, mas, neste ano, o Governo transformou as emendas em uma oportunidade- talvez única.
Mantem-se a forma tradicional e promíscua de tratar os coronéis (deputados estaduais e federais, “donos” destas regiões) e suas bases em sintonia com um projeto de Governo.
As emendas preservam os currais eleitorais em pleno funcionamento, como era nos tempos do Império, quando Dom Pedro II concedia o título de “coronel” aos líderes destas regiões, capitulando uma sintonia entre as bases distantes do governo carioca.

CAPITANIAS

O coronel era o representante do Estado, que nunca teve condições de atender a todos, neste caso, os despossuídos. Vejam-se as capitanias hereditárias e a concessão das terras aos nobres ou endinheirados da Coroa portuguesa.
Hoje, o deputado é o representante do Estado em cidades transformadas em seus porões, com título honorífico concedido pelo Governo.
Preservam-se, com as emendas, os laços entre um Governo e seus coronéis (deputados), continua-se a perversa lógica da miséria e blindam-se prefeitos ou gestões que não buscam estratégias sustentáveis a estas regiões. Muda-se para continuar do mesmo jeito.

A emenda constrói um posto de saúde, mas não cria alternativas para a epidemia de diarréia durante a seca. Ou ergue-se uma escola, sem professores capacitados ou um programa educacional hábil em manter o aluno na sala de aula. A doença continua, o analfabetismo persiste. Mas, o posto e a escola estão ali.

UMA FANTASIA DOS AGREGADOS DO REI

As emendas não alteram a realidade, mas ganham ares de fantasia no dia da inauguração de qualquer coisa. É que em meio aos fogos de artifício e os discursos dos coronéis, mostra-se a permanência do Brasil mais colonial ou das priscas eras mais medievais: o título das emendas pertence sempre aos cavaleiros preferidos do Rei.

Um comentário:

  1. Sei que é estranho uma desconhecida pedir uma ajuda assim, via blog. E na cara de pau, venho aqui lhe pedir humildemente sua ajuda. Como vc é de Água Preta e aparenta conhecer razoavelmente a cidade, gostaria de saber se vc sabe onde fica um local aí em Água Preta chamado Riacho do Mato. Se sober a resposta, por favor, envie uma explicação da localização, se puder, com foto para o meu e-mail: sailletriskelle@hotmail.com. Sou pesquisadora, mais precisamente uma historiadora e arqueóloga, me chamo Erika, e necessito muito desta informação. Apague este comentário assim que o lê. Desde já estarei imensamente grata pela informação. Mais detalhes sobre a pesquisa que faço, pergunte por e-mail ou msn.

    ResponderExcluir